08/04/2024

Pudim

INGREDIENTES:

Para o caramelo:

  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1/3 + 3 colheres de sopa de água

Para o pudim:

  • 1 caixinha de leite condensado
  • 2 caixinhas de leite (utilize a embalagem do leite condensado para medir a quantidade do leite)
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de amido de milho

MODO DE PREPARO:

Para o caramelo, coloque a água e o açucar numa panelinha e deixe no fogo até formar um caramelo claro. Digo claro porque ele fica com um sabor mais suave. Despeje com cuidado na fôrma para pudim e, com uma colher, distribua o caramelo pelas laterais da fôrma também. Reserve uns minutinhos, para que ele endureça um pouco e não misture com o creme do pudim.

Para o pudim, misture todos os ingredientes. Você pode utilizar o liquidificador ou um fouet, mas tem que ficar bem misturadinho (eu sempre utilizava o liquidificador, mas na última vez que fiz, o meu estava com problema e então acabei batendo na mão mesmo. Deu super certo, é só bater com vontade!)

Despeje com cuidado sobre o caramelo na fôrma. Tampe e leve ao fogo em banho-maria por 40 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, mas mantenha a fôrma dentro da panela com a água, para que o cozimento termine lentamente. 

Depois de frio, deixe na geladeira por umas 12 horas. (costumo fazer à noite e desenformar pela manhã no dia seguinte!) Ao desenformar, aqueça levemente a fôrma na boca do fogão, para facilitar o processo, e vire sobre o prato. E aproveite!

Ah, como por aqui somos do time sem-bolinhas-no-pudim, esse tempo de cozimento é para pudim lisinho, lisinho. Mas, se você for do time das bolinhas, basta cozinhar um pouco mais, ok? A quantidade de bolinhas no pudim refere-se ao tempo de cozimento.

Bom apetite!

 

 

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

ACEITAR